terça-feira, 16 de setembro de 2008

Introdução

Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente.



Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre mensagens subliminares, quem sabe você entende , mas ainda existem pessoas que fazem muita confusão sobre este assunto.

Mensagem Subliminar não é necessariamente coisa do satânica (apesar de ser a maioria) para conseguir coisas ou controlar as pessoas. Nem sempre é desse jeito que ela é usada.

O princípio de tudo está em nosso subconsciente, que registra fielmente tudo em nossa vida, o que vemos, sentimos, pensamos, sonhamos, ouvimos e falamos.

As Mensagens Subliminares são usadas quase que sempre para fins publicitários,
e resumem-se na tentativa de passar uma informação ou idéia para um grupo de pessoas, de uma maneira abaixo do nível do consciente.


A mensagem subliminar pode ser inserida em vários meios: vídeos, músicas, figuras e até em textos.

No vídeos, o que geralmente se encontra é a inserção de subliminares em apenas alguns quadros, ou seja as imagem são muito rápidas e o nosso subconsciente pode perceber, sem que quem esteja vendo perceba a mensagem no tempo normal do vídeo fazendo com que a mensagem inserida seja "gravada" pelo nosso subconsciente.

Nas músicas, existem três formas de como se usam as mensagem subliminares:
É conhecida por backward masking,(que significa mascaramento para trás) em que se grava uma fala e se coloca na música, mas invertida. Você não entenderia nada se ouvisse mas seu subconsciente sim.
É bem interessante: existem freqüências inaudíveis ao ouvido humano, como aquelas que são usadas pelos morcegos para se guiarem. E talvez só os cães que possuem a audição mais apurada que a nossa, podem ouvir. Então, coloca-se algo nessa faixa de freqüência da música bem baixinha e você certamente não vai ouvir, mas o seu subconsciente, que registra tudo fielmente irar registrar.
A terceira é a mais sem graça delas: simplesmente colocam uma fala de um jeito tão rápido que você também não iria nem perceber. Mas seu subconsciente sim.

Nas figuras elas aparecem entre rabiscos e cores, que só com muita atenção é que podem ser vistas.


Nos textos é bem fácil. Veja:

Votei no fulano devido à sua plataforma
de governo. Educação, saúde e cadeia pra ladrão.

Pronto.
Não entendeu? Vou te explicar: sabe as palavras em negrito? Elas é que são as subliminares. Em um texto simples, falando bem de um tal fulano, simplesmente disse que ele é ladrão. Parece besteira, mas seu subconsciente assimila as palavras fulano e ladrão facilmente, nesse caso, pois estão em negrito, ou seja talvez sem querer você pode assimilar o tal fulano como sendo ladrão.


EXEMPLO 1:


Veja essa figura! O que você vê? Apenas duas pessoas que formão um casal? Não é só isso! Olhe com mas atenção! Existe um casal e um bebê!







O bebê está representado subliminarmente através da árvore e seus galhos.Veja que os galhos das árvores forma a cabeça( na parte esquerda da imagem), outro galhos formão os braços (no centro da imagem) e outros formão os pés do bebê (na direita da imagem) .Note a ideia que a pintura passa, junto dessa "mensagem subliminar": o casal está junto e abraçado, mostrando união e companheirismo, olhando o que seria seu futuro, um belo e tranquilo horizonte. E quem faz parte desse belo e tranquilo horizonte? O bebê que está por vir.



EXEMPLO 2:

Nesta figura o que você vê? Um barco e um túmulo! Só!?







Olhe bem: Um barco! Um túmulo! E um "FANTASMA"! (possivelmente o artista quis representar Napoleão)


Espero que vocês tenhão tido uma base do que é as mensagem subliminares.

2 comentários:

Anônimo disse...

ei é verdade este e o fantasma.

Antonio maximino disse...

este blog e muito bom para nosso conhecimento valeu tiago